A ADPCCB – Associação de Defesa do Património Cultural do Concelho do Bombarral irá promover mais uma visita guiada temática, destinada ao público em geral, valorizando a sua paisagem e espaços patrimoniais, bem como os fatos históricos e memórias populares a eles ligados.
Sob o tema das Invasões Francesas, que marcaram definitivamente o nosso território, a visita decorrerá ao longo de um percurso entre a Roliça e a Serra do Picoto, que permitirá reconstituir a movimentação das tropas em campo, no dia 17 de agosto de 1808.
A orientação caberá ao historiador João Tormenta, reconhecido investigador nesta área.
A Batalha da Roliça insere-se no contexto da Guerra Peninsular (1807-1814), marcada por três invasões das tropas francesas, que assim pretendiam constituir o grande império idealizado por Napoleão Bonaparte.
Esta primeira batalha em solo português colocou em confronto as forças anglo-portuguesas, comandadas pelo Tenente-General Wellesley, e o exército francês, comandado pelo General Delaborde, que foi obrigado a retirar para sul, dando-se uma segunda e decisiva batalha no Vimeiro, a 21 de agosto.
O campo de batalha fica localizado na atual freguesia da Roliça, na parte Norte do concelho do Bombarral, entre Óbidos e Torres Vedras. A primeira posição das tropas francesas ocupou um planalto junto à aldeia da Roliça. Para Norte, estende-se a planície por onde se aproximaram as forças anglo-lusas. A Sul, ergue-se a Serra do Picoto e o Planalto das Cesaredas, onde, num segundo posicionamento, os franceses se refugiaram e tentaram responder à considerável superioridade numérica do inimigo, tirando partido do acentuado declive e do difícil acesso.
A visita tem início na aldeia da Roliça, junto ao painel de azulejos que assinala esta efeméride. Depois, seguiremos em autocarro até ao centro da Columbeira, para retomarmos a caminhada e subirmos ao cimo do Picoto, por trilhos rurais e entre uma paisagem agrícola e natural, passando pelo Túmulo do Coronel Lake. No miradouro, a ampla visão sobre o terreno permitirá entender a movimentação das tropas, sendo depois o momento de descer a encosta e regressar à Columbeira.
Ao longo do percurso, serão realizados momentos de paragem para explicar as opções estratégicas tomadas em função do terreno, assim como a contextualização histórico-política que motivou as Invasões Francesas. Teremos também oportunidade de relembrar episódios e os imaginários trazidos ao longo do tempo pela memória popular.
Com esta visita orientada por João Tormenta estará presente a circunstância de guerra, mas sobretudo pretende-se celebrar a Paz e a Concórdia entre os povos, ao mesmo tempo que proporcionar momentos de convívio e de bem-estar, tendo o património como âncora.
Convidamos a participar!
Horário:
10h00 às 13h00
Concentração na Praça José Pereira de Carvalho (Largo da Igreja), Bombarral
Transporte de autocarro entre Bombarral – Roliça – Columbeira – Bombarral
Avisos e recomendações:
O percurso “PR1 - Trilho da Batalha da Roliça” tem uma extensão de 9,73 km e grau de dificuldade Médio (nível III). Todavia, a visita a pé será mais reduzida, uma vez que o trajeto entre Roliça e Columbeira será realizado em autocarro.
Aconselhado o uso de vestuário e calçado adequado, água.
Inscrições prévias:
Participação gratuita, mediante inscrição prévia neste formulário (até 16 de Julho)
Limite de 25 participantes.
Apoio:
Câmara Municipal de Bombarral
Nota biográfica de João Tormenta