SIMPÓSIO "O património como fator de desenvolvimento local"

No sábado 26 de novembro, teve lugar o SIMPÓSIO "O património como fator de desenvolvimento local", numa organização da Associação de Defesa do Património Cultural do Concelho do Bombarral e do Município do Bombarral, contando com a colaboração do Agrupamento de Escolas do Bombarral.

O painel da manhã, moderado por Dóris Santos, contou com as comunicações de Alberto Guerreiro (“O Museu referencial! Um modelo de programação territorial”, em representação do Museu do Vinho de Alcobaça / Município de Alcobaça); Gabriela da Rocha, da SAMP (“Projeto Museu na Aldeia: Onde a Arte é o convite para encontros e partilhas”); João Campos (O C.E.A.M.A. – “Centro de Estudos de Arquitetura Militar de Almeida” – Catalisador de dinâmicas culturais) e Patrícia Cordeiro (“Carnaval, Património Cultural e desenvolvimento local: de Podence para o mapa mundo UNESCO”).

Após o almoço, os trabalhos prosseguiram com mais quatro oradores, num painel moderado por Joaquim Rodrigues dos Santos: Carlos Neto Carvalho falou sobre “Geoparques UNESCO e o património geológico como fator de desenvolvimento local”; Paula Cassiano, de Alvaiázere, sobre “O chícharo como fator de desenvolvimento do território”; José Luiz Silva, das Caldas da Rainha, apresentou “CERÂMICA - síntese dos quatro elementos originais da humanidade: TERRA, AR, ÁGUA E FOGO” e Sérgio Leandro, presidente da ESTM-Peniche, concluiu a tarde com a comunicação “Aspetos endógenos, autenticidade e atratividade do território”.

Abriram a sessão o Presidente da Câmara Municipal do Bombarral, Ricardo Fernandes, e o Presidente da ADPCCB, Luís Camilo Duarte.

As pausas para café (e não só!) e o almoço aos convidados foram da responsabilidade dos alunos dos cursos profissionais do Agrupamento de Escolas Fernão do Pó, em cujo auditório decorreu o Simpósio que contou com cerca de 80 participantes.

A organização agradece a todos os oradores convidados pela sua disponibilidade e pela qualidade das comunicações que trouxeram ao Bombarral, partilhando várias experiências e reflexões acerca das potencialidades do património como fator de desenvolvimento local, seja na sua vertente material e monumental, seja nos seus aspetos imateriais, de envolvimento das comunidades e reconhecimento identitário, seja ainda como pretexto para a exploração de elementos endógenos que potenciem novas rotas e dinâmicas de atratividade turística e desenvolvimento sustentado, desde o litoral às zonas mais desertificadas do interior.


Os nossos agradecimentos ainda a toda a assistência, muito participativa e interessada, particularmente nos momentos de debate.

E ao Agrupamento de Escolas Fernão do Pó e seus alunos, que deliciaram os momentos de pausa com agradáveis iguarias!

Agradecemos, também, à Assembleia Municipal pela cedência do equipamento para registo vídeo.

NOTA: Todas as Apresentações, em PDF e em Vídeo, estão disponíveis no blog da Associação, nomeadamente em https://patrimoniobombarral.blogspot.com/p/simposio.html

Fotos Paulo Coelho (CMB)

#bombarral #patrimonio #Simposio2022 #desenvolvimentolocal