Simpósio


O PATRIMÓNIO COMO FATOR DE DESENVOLVIMENTO LOCAL
Bombarral | 26 nov 2022
Auditório do Agrupamento de Escolas Fernão do Pó


Programa

09:15 | Receção

09:45 | Sessão de abertura

              Luís Duarte (Presidente da ADPCCB) | Ricardo Fernandes (Presidente da Câmara)

🔘 Painel da manhã | moderação de Dóris Santos 

10:00Alberto Guerreiro: O Museu referencial! Um modelo de programação territorial

10:30 | Gabriela da Rocha: Projeto Museu na Aldeia: Onde a Arte é o convite para encontros e partilhas

11:00 | Pausa para café

11:30 | João Campos: O C.E.A.M.A. – “Centro de Estudos de Arquitetura Militar de Almeida” – Catalisador de dinâmicas culturais

12:00 | Patrícia Cordeiro: Carnaval, Património Cultural e desenvolvimento local: de Podence para o mapa mundo UNESCO

12:30 | Debate

13:00 | Interrupção para almoço

🔘 Painel da tarde | moderação de Joaquim Rodrigues dos Santos 

15:00 | Carlos Neto Carvalho: Geoparques UNESCO e o património geológico como fator de desenvolvimento local

15:30 | Paula Cassiano: O chícharo como fator de desenvolvimento do território

16:00 | Pausa para café

16:30 | José Luiz Silva: CERÂMICA - síntese dos quatro elementos originais da humanidade: TERRA, AR, ÁGUA E FOGO

17:00 | Sérgio Leandro: Aspetos endógenos, autenticidade e atratividade do território

17:30 | Debate

18:00 | Sessão de encerramento

Download do programa em PDF | Cartaz do evento

Vídeos no canal Youtube da ADPCCB | Fotos do evento

𐦤

Inscrição

Inscrição obrigatória AQUI.


Palestrantes

ALBERTO GUERREIRO

CIDEHUS da Universidade de Évora. Antropólogo e museólogo. Doutorando em História, especialidade em Museologia, pela Universidade de Évora. É licenciado em antropologia (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, 1998) e mestre em museologia e património (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, 2005). Museólogo da Câmara Municipal de Alcobaça, em funções públicas, desde 2008. Coordenador dos museus municipais: Museu do Vinho de Alcobaça, Museu Raul da Bernarda e Central da Confluência dos Rios. Membro das comissões instaladoras do Museu dos Coutos de Alcobaça e do Museu do Vinho de Alcobaça. Investigador associado ao CIDEHUS da Universidade de Évora, IHC da Universidade Nova de Lisboa e CEDTUR do Instituto Universitário da Maia.

Resumo da comunicação

Apresentação

- / -

CARLOS NETO DE CARVALHO

Geólogo, técnico superior do Serviço de Geologia do Município de Idanha-a-Nova e coordenador científico do Geopark Naturtejo Mundial da UNESCO.

Resumo da comunicação

Apresentação

- / -

GABRIELA ROCHA

Gabriela da Rocha é mestre em museologia e graduada em Artes Plásticas. Acredita que os museus oferecem um universo de possibilidades que ultrapassam a atitude contemplativa e permitem a transformação e a promoção da criatividade. Atua na área de aplicação de tecnologias digitais - nomeadamente as de digitalização e impressão 3D - no âmbito da documentação, transformação e comunicação do Património Cultural. Atualmente, trabalha como museóloga responsável pelo projeto Museu na Aldeia, promovido pela SAMP - Sociedade Artística Musical dos Pousos no âmbito da Rede Cultura 2027 e que conta com uma rede de parceiros de 26 Municípios.

Resumo da comunicação

Apresentação

- / -

JOÃO CAMPOS

Para além da sua atividade como projetista e como docente, dedica-se atualmente à finalização dos trabalhos do dossier de Candidatura das “Fortalezas Abaluartadas da Raia” para inscrição na Lista do Património Mundial. Dirigiu até Março de 2022 o Centro de Estudos de Arquitetura Militar de Almeida (CEAMA), sendo também, desde 2006 e até àquela data, consultor da Câmara Municipal para a Salvaguarda Patrimonial da Fortaleza. Foi consultor e autor de projetos de restauro e reabilitação de património de origem portuguesa construído fora de Portugal para a Fundação Calouste Gulbenkian (Europa, Brasil, Ásia e África). É Licenciado em Arquitetura (1974) pela Universidade do Porto, Mestre em Relações Interculturais (2001) pela Universidade de Lisboa e Doutor em História da Arte (2008) pela Universidade de Coimbra.

Resumo da comunicação

Apresentação

- / -

JOSÉ LUIZ SILVA

Economista, Doutorado em Economia pelo ISEG/UTL com uma dissertação intitulada “A e-mpresa e o trabalhador inteligente nas indústrias tradicionais”. Ex-técnico superior do CENCAL e ex-professor adjunto convidado da ESAD-Caldas da Rainha (por ter atingido o limite legal de idade). É Diretor Executivo da Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica. “Embaixador Cultural da Cerâmica” em representação de Portugal pela Académie Internationale de la Céramique (Genève – Suíça).

Resumo da comunicação

Apresentação

- / -

PATRÍCIA CORDEIRO

Socióloga, licenciada pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Estudou Gestão Cultural em Barcelona (2008) e na Faculdade de Economia da Universidade de Bolonha (2009). É Mestre em Sociologia (2021) pela FLUP com uma dissertação intitulada "Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial - Contribuições para uma caracterização da sua implementação em Portugal entre 2011-2021". Tem trabalhado em diversos projetos relacionados com documentário etnográfico e inventário do património cultural imaterial, principalmente na região nordeste de Portugal e elaborou a candidatura do Carnaval de Podence inscrito na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade, UNESCO, em 2019. Foi consultora na área do património cultural em diversos projetos promovidos por municípios e associações de desenvolvimento local: desenhando projetos culturais, candidaturas as programas de financiamento, elaboração de planos e atividades de salvaguarda do património cultural imaterial, pesquisa e documentação de tradições e curadoria de exposições. É atualmente coordenadora de Património, Turismo e Bem-Estar no Laboratório Colaborativo More - Montanhas de Investigação, em Bragança e aluna de doutoramento em Media Digitais na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

Resumo da comunicação

Apresentação

- / -

PAULA CASSINAO

Nasceu em Luanda – Angola. Estudou até ao 9º ano no concelho de Alvaiázere. Posteriormente foi para Tomar onde fez o 10.º, 11.º e 12.º, na área de humanidades.

Tem formação Superior em Conservação e Restauro, em Arqueologia e em Museologia. Fez estágios curriculares no Instituto Politécnico de Tomar, na Capela de Santa Iria, na Torre do Tombo, na Quinta da Pedreira (Abrantes), Gruta de Nossa Senhora das Lapas (Tomar), Ribeira da Atalaia (Vila Nova da Barquinha), na Anta 5 da Jogada (Abrantes), entre outros.

Lecionou na Escola Tecnológica e Profissional de Sicó – Pólo de Alvaiázere. Passou pelo Instituto Politécnico de Tomar, onde colaborou na organização de Cursos Intensivos de Arte Pré-Histórica Europeia – Paisagens Sagradas na Pré-História Europeia (1998, 1999, 2000 e 2001), bem como na organização da Mostra de Materiais Arqueológicos "Conhecer, Sentir e Apreender a vivência do Passado Humano" - especialmente preparada para pessoas portadoras de deficiência (2000), e ainda na organização do 1º Colóquio de Gestão do Património Arqueológico, entre outros.

Fez parte da equipa que criou (2003) e dinamizou o Festival Gastronómico do Chícharo no concelho de Alvaiázere – atualmente colabora na sua organização;

Fez parte da equipa que criou a Confraria do Chícharo, sendo atualmente confreira do chícharo;

Foi corresponsável pela criação da rede de percursos pedestres do concelho de Alvaiázere;

Foi corresponsável pela criação de conteúdos/implementação da rota patrimonial do concelho de Alvaiázere.

Atualmente é responsável Museu Municipal de Alvaiázere (Instituição que ajudou a criar em 2003, com a elaboração do projeto museológico), onde desenvolve trabalhos em diferentes serviços, nomeadamente investigação,  documentação, conservação preventiva, exposição, serviços educativos, entre outros.

Resumo da comunicação

Apresentação

- / -

SÉRGIO LEANDRO

Licenciado em Biologia, Mestre em Ciências das Zonas Costeiras, Doutorado em Biologia e com Título Académico de Agregado em Biologia pela Universidade de Aveiro, é docente do ensino superior politécnico desde 2006. É diretor da ESTM-Politécnico de Leiria desde 2022, é membro integrado do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE-Politécnico de Leiria), e coordenador científico do Parque de Ciência e Tecnologia do Mar de Peniche (Smart Ocean). É Vogal da Comissão Diretiva da Ordem dos Biólogos desde abril 2021. Ao longo da sua carreira profissional e científica, tem vindo a desenvolver um conjunto diversificado de projetos e de atividades na área do USO SUSTENTÁVEL DOS RECURSOS MARINHOS, desenvolvendo esta atividade em torno de 4 linhas de ação: (1) Atividades de I&D, (2) Literacia e Comunicação de Ciência, (3) Educação e Formação Avançada, e (4) Relação com a Sociedade.

Resumo da comunicação

Apresentação

𐦤

Certificação

Todos os participantes receberão um certificado de participação.

A participação no simpósio será considerada como formação contínua para os docentes que o pretendam, mediante inscrição obrigatória na ação Património histórico e cultural por terras de Bombarral, com a duração total de 12 horas, de que faz parte. A inscrição na ação de formação deverá ser feita na plataforma do CFAE.

𐦤

Outras informações

Como chegar ao local

O auditório do Agrupamento de Escolas Fernão do Pó localiza-se na Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, endereço é o seguinte: 

Av. Dr. Joaquim de Albuquerque, 45 | 2540-004 Bombarral [Link para o Google maps]

Almoço

O almoço é livre. No local existem condições para quem pretenda trazer o próprio almoço.