VISITAS AO PATRIMÓNIO DO CONCELHO

No sábado 4 de junho, teve lugar a primeira de uma série de visitas que a ADPCCB pretende realizar a vários pontos do património cultural e natural do concelho do Bombarral.

Iniciámos com o tema da "A arquitetura contemporânea do sagrado no concelho do Bombarral", sendo a sessão orientada pela historiadora de arte Dóris Santos e pelo arquiteto Joaquim Rodrigues dos Santos, membros da Direção da associação.

O ponto de encontro foi junto à Igreja do Santíssimo Salvador do Mundo, no Bombarral, oportunidade para revisitar a história das várias igrejas existentes ao longo dos séculos na vila, as motivações que estiveram na génese da construção e inauguração do novo edifício em julho de 1953 e analisarmos, a nível exterior e interior, como o programa arquitetónico e decorativo se adaptou por um lado as características litúrgicas e, por outro, à realidade económico-social da época, a nível internacional e local. 


O grupo, depois, rumou num autocarro cedido pelo Município Bombarral até à Igreja do Sagrado Coração de Jesus, em Vale Covo.

Se ao nível exterior a arquitetura modernista e despojada causa algum impacto na pequena aldeia, o interior surpreende quem nele entra, deslumbrando-se com o enorme mosaico de António Lino sobre a Última Ceia, aos jogos de luz e cor das paredes e vitrais com símbolos eucarísticos, às esculturas de mármore clássico de Leopoldo de Almeida. 

***********

Ambas as igrejas, do ponto de vista patrimonial e artístico, merecem ser destacadas na história da arquitetura religiosa contemporânea, permitindo analisar como a mesma se adaptou, no século XX, à evolução litúrgica e às novas conceções estéticas. Apesar de serem construções praticamente coevas, os arquitetos Fernando de Barros Santa-Rita e Veloso Reis Camelo traduzem ideais e linguagens artísticas distintas, refletindo o debate que então se fazia no seio da arquitetura religiosa nacional.

Também o programa decorativo inclui nomes relevante na história da arte nacional, como os de Vasco Pereira da Conceição, Luís Fernandes, Leopoldo de Almeida, António Lino e o bombarralense multifacetado Jorge de Almeida Monteiro.


AGRADECEMOS a participação e o interesse dos primeiros visitantes deste ciclo, um grupo muito interessado e que expressou a importância de conhecer e divulgar o interesse patrimonial do concelho do Bombarral. 

Está é também uma das principais intenções da ADPCCB! A PRÓXIMA VISITA será já no dia 9 julho, às grutas pré-históricas da Columbeira. 

AGRADECEMOS ainda às Paróquias Bombarral e Vale Côvo , pela abertura dos espaços religiosos e acompanhamento do Cónego Mário Pais, assim como ao @Município Bombarral, pela cedência de autocarro e apoio na divulgação da iniciativa.

Fotografias: Luís Matos Duarte.

Ver fotos do evento