Património e desenvolvimento em foco no worshop promovido pela ADPCCB no passado dia 27 de maio

No sábado, dia 27 de maio, teve lugar o Workshop "O Património como fator de desenvolvimento para o Bombarral". 

Seguindo uma metodologia participativa, o encontro organizou-se em 5 grupos temáticos, dinamizados por um membro da Direção da Associação e pelos convidados Inês Cabau (Geoparque Oeste), Carlos Guardado da Silva (Historiador), Ana Saraiva (DGPC e IELT-Nova), Luisa Carvalhinho (Docente no AEFP - Cursos Profissionais de Turismo), Mário Rui Nunes (músico e programador cultural). 

Num plenário final, apresentaram-se as principais conclusões de cada grupo, partindo de uma análise / diagnóstico da realidade existente, para se apontarem medidas consideradas necessárias para potenciar os pontes fortes e aproveitar as oportunidades.

Um dos principais objetivos deste workshop era contribuir para a definição de uma estratégia de desenvolvimento integrado do concelho do Bombarral que contemple o património e a cultura.

Ideias-chave desde logo identificadas por todos os grupos: 

  • Diversidade e riqueza do património do concelho, que deve ser perspetivado forma integrada, num território interconcelhio, e potenciar as redes colaborativas;
  • Relevância da educação e da criação de novos públicos (Escola e coletividades têm papel fundamental);
  • coordenar as agendas da programação e apostar numa divulgação atempada, apelativa e consistente, concertada com os agentes do turismo e o tecido económico da região;
  • Criar uma "marca" e estratégia cultural para o Bombarral.


Do Workshop saiu um documento, redigido "a várias mãos" e bastante discutido, que em breve a Associação publicará neste blogue, para conhecimento de todos os interessados, assim como odará a conhecer às diversas entidades autárquicas.

Os trabalhos decorreram na Escola Sede do Agrupamento de Escolas Fernão do Pó, estando o workshop também integrado numa Ação de Formação Contínua (CFAE Centro-Oeste). 

Agradecemos a todos os participantes, pelo seu empenho na construção responsável desta estratégia!

A todos os dinamizadores dos grupos de trabalho, bem como às entidades e associações do Bombarral que convidámos a estar presentes e enriqueceram esta reflexão com a sua experiência no terreno. 

Ao Senhor Presidente da Câmara Municipal do Bombarral, Ricardo Fernandes, Senhora Vereadora da Cultura, Maria Fátima Coelho, Senhor Presidente da Assembleia Municipal, Élio M. Leal, e ao Senhor Presidente da União de Freguesias Bombarral - Vale Côvo, Sérgio Duarte, pela sua presença e intervenções. 

Mais informação em https://patrimoniobombarral.blogspot.com/p/o-patrimonio-como-fator-de.html?m=1