Visita às grutas do Vale do Roto


Depois do sucesso da primeira edição, a ADPCCB – Associação de Defesa do Património Cultural do Concelho do Bombarral, com a colaboração do arqueólogo Luís Raposo, Município Bombarral e Bombeiros Voluntários do Bombarral prepara mais uma visita sob o tema da Arqueologia no Vale do Roto, para o público em geral.

Pretende-se essencialmente dar a conhecer as ocupações pré-históricas em ambiente de gruta, que se desenvolveram no rebordo sul do vale tifónico das Caldas da Rainha.

No cimo do Picoto, contemplaremos o planalto das Cesaredas e a secção mais meridional do vale tifónico das Caldas da Rainha, tido como um dos maiores do país. Além da sua importância para a história da arqueologia e da geologia, daqui perspectiva-se como a geomorfologia influenciou o estabelecimento das ocupações humanas na região, não só na pré-história mas também ao longo da história.

No Vale do Roto, escavado pela Ribeira da Zambujeira, visitaremos as grutas denominadas Gruta da Água, Gruta Nova, Lapa Larga e Lapa do Suão. Estas cavidades naturais são características do relevo cársico da região, tendo sido utilizadas como abrigos ou até como necrópole. Com a colaboração do “Grupo do Bombarral”, as escavações permitiram encontrar um conjunto diversificado de materiais arqueológicos e antropológicos, pertencente maioritariamente ao Paleolítico Médio e Superior, Neolítico e Calcolítico. Entre eles, merece destaque um dente de homem de Neanderthal, que constitui um achado raro na arqueologia portuguesa.

CONCENTRAÇÃO na Praça José Pereira de Carvalho (Largo da Igreja), 10h30

Transporte de autocarro para Picoto e Vale do Roto

Se não conseguiu participar em julho, aproveite agora! INSCRIÇÕES JÁ EM CURSO.